Gerador movido a urina produz 6 horas de energia por litro do resíduo

Quatro nigerianas com idade entre 14 e 15 anos criaram uma máquina capaz de transformar urina em eletricidade. A invenção foi demonstrada em Lagos, na Nigéria, durante a Maker Faire Africa. O processo se aproveita da ureia, o principal componente da urina depois da água, e é capaz de transformar um litro do resíduo em seis horas de energia.

IMG_4499-550x412
O sistema funciona ao se colocar urina em uma célula eletrolítica que separa o hidrogênio e o coloca em um filtro de água para purificação. Em seguida, o gás segue para um cilindro, que o puxa para um compartimento com bórax líquido, onde a umidade é removida. O hidrogênio purificado é então enviado ao gerador.

O processo, entretanto, despertou o ceticismo da comunidade científica. O site da Maker Faire Africa não diz quanto de eletricidade é produzido e uma das questões levantadas é que a célula eletrolítica também necessita de eletricidade para funcionar, então tudo o que é produzido pelo gerador poderia ser usado apenas para mantê-lo funcionando.
A eletrólise da uréia também não é novidade. Uma de suas criadoras, a engenheira química Gerardine G. Botte, da Universidade de Ohio, em entrevista à NBC News analisou o gerador e concluiu que ele funciona melhor como forma de melhorar a eficiência dos processos de purificação de águas residuais, diminuindo a necessidade de energia externa. “Esta é uma maneira única e elegante de tratar restos de urina, que permite que você também gere eletricidade”, explica.
A Maker Faire Africa é uma feira que acontece uma vez por ano. Ela tem como proposta divulgar os trabalhos dos inventores africanos.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Feito por Leonardo Santos