Quem inventou o hambúrguer?


Ele desembarcou em território americano trazido da Alemanha no final do século XIX, foi adaptado ao sanduíche e começou a invadir as lanchonetes e mesas de todo o planeta. Virou um dos símbolos da indústria fast food. Nesses mais de 100 anos de existência, uma polêmica permanece: quem inventou o hambúrguer?
As versões tradicionais contam que, nascido em Hamburgo (sacou a criatividade de quem batizou o lanche?!), na Alemanha, o lanche levado aos Estados Unidos por imigrantes alemães e começou a fazer sucesso ainda no porto. Marinheiros que precisavam fazer lanches rápidos e baratos se deliciavam com a carne entre duas fatias de pão durante o trabalho. Josh Ozersky não se contentou com esta história.
Em The Hamburger, o escritor contou a trajetória do lanche e indicou possíveis inventores dessa delícia. Para Josh, o hambúrguer nasceu na forma de uma carne em um espeto – parente da kafta – e assim desembarcou na América. Depois, perdeu o espeto e virou um irmão da almôndega até ganhar duas fatias de pão e ganhar a forma do lanche atual. O dilema histórico (digno de Nobel) levantado pelo autor é: quem colocou a almôndega dentro do pão?
1ª versão
O lanche teria sido inventado pelo adolescente Charlie Nagreen, de Seymour, em Wisconsin, em 1885. O garoto teria colocado duas almôndegas entre as fatias de pão e vendido o sanduíche em uma feira da cidade. De tanto sucesso que alcançou, o “Hambúrguer do Charlie”, como ficou conhecido, virou atração da feira.
2ª versão
A história vem de Hamburgo,em Nova York, onde era realizada anualmente uma feira gastronômica. Diante da escassez de carne de porco da região, recheio do prato vendido na feira, os irmãos Frank e Charles Menches teriam substituído a carne de porco por carne de vaca e apresentado o lanche à população. Também era 1885.
3ª versão
Há quem atribua a autoria do lanche ao texano Fletcher Davis, que teria levado, em 1904, os sanduíches no Saint Louis Worlds Fair. A autoria se confirmaria por um texto publicado em um jornal da época, o “The Tribune”. O jornal não existe mais, mas a versão considera o depoimento de um historiador que diz ter assistido a um documentário em que o documento estaria divulgado.
4ª versão
Mas Josh Ozersky acredita que o lanche surgiu mesmo no restaurante Louis’ Luch,em New Haven, em1895. A almôndega teria sido colocada em um pão tostado, como o vendido no estabelecimento até hoje.
Enquanto os historiadores não chegam a um consenso de quem criou o hambúrguer, resta-nos comê-lo.
fonte: http://super.abril.com.br

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Feito por Leonardo Santos