Uma pesquisa da empresa F-Secure com pessoas de 14 países revelou um temor em comum entre os internautas, inclusive os do Brasil: a crescente exposição a que eles se submetem nas redes sociais. Os dados do estudo apontam que 86% dos brasileiros se preocupam com dados pessoais em sites de relacionamento e 43% consideram estar “perdendo o controle” sobre informações compartilhadas neste tipo de página.
O relatório destaca ainda que 81% dos brasileiros têm receio
em relação a quem acessa suas fotos e vídeos, especialmente os usuários da
faixa etária de 45 a 60 anos. Ou seja, apesar de ser um dos países com mais
visitantes nas redes sociais como Facebook, Twitter e até Orkut, o Brasil tem
também uma população cada vez mais ciente de que o compartilhamento excessivo
de informações pessoais na rede pode ser perigoso.
Outra preocupação dos brasileiros, que foram entrevistados na pesquisa, é o backup: 75% dos participantes acreditam que seus arquivos são mais importantes do que os dispositivos em si, enquanto 74% admitem que já perderam algum documento relevante por motivos como pane no HD, invasão de hackers e etc. Talvez, por isso o uso de serviços de armazenamento online não pare de crescer no país. A média mundial de usuários com contas na nuvem é de 14%, mas no Brasil o número sobe para 20% dos entrevistados.
Este estudo confirmou ainda que, apesar do aumento inegável das vendas de dispositivos móveis, os computadores seguem no topo do mercado: 81% dos brasileiros, que foram consultados, afirmaram utilizar o PC para acessar a web. Celulares ficam em segundo lugar, com 39%, e somente 18% dos usuários têm tablets.
Via F-Scure
0 comentários:
Postar um comentário